SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Rita Moreno, a estonteante garota porto-riquenha de “Amor, Sublime Amor” (1961)…


Explosiva e vibrante, Rita Moreno levou o Oscar de atriz coadjuvante pela sua magnífica atuação como a garota porto-riquenha de Amor, Sublime Amor (1961). Foi seu primeiro papel importante, não muito diferente do que Rosa Dolores  Alverio é na vida real. Nascida em Humacao (Porto Rico) em 11 de dezembro de 1931, Rita mudou-se para Nova York quando era muito pequena. Aos 4 anos de idade começou a estudar dança com Paco Cansino, um tio de Rita Hayworth, e não muito tempo depois  já completava o orçamento familiar  com participações no teatrinho do departamento de brinquedos da loja Macy’s.

Aos 13 anos, conseguiu um pequeno papel na Broadway e durante o resto de sua adolescência trabalhou como dançarina e cantora em shows em las Vegas, Boston, Nova York e Montreal, ao mesmo tempo que dublava em espanhol filmes norte-americanos.

Em 1950, com o pseudônimo de Rosita Moreno, estreou no cinema em So Young, So Bad (1950), assinou um contrato com a Metro, que a rebatizou Rita, e fez Quando Te Amei, com Mário Lanza, e Amor Pagão, com esther Williams. Nos anos seguintes, teve bons papéis em Meu Amor Brasileiro (1953), O Rei e Eu (1956) e O Anjo de Pedra (1961), mas a sua atribulada vida pessoal – e em especial o seu tórrido romance de oito anos com Marlon Brando – dificultou o desenvolvimento de sua carreira. É que Brando não quis assumir qualquer compromisso depois de Rita ter se divorciado de seu marido. Ela acaba tentando o suicídio e é ironicamente salva pelo amante. Então, decide mudar de vida e submeter-se a uma terapia. O sucesso de Amor, Sublime Amor e seu casamento com o cardiologista Leonard Gordon, em 1965 (o casal tem uma filha e continuam juntos até hoje), a ajudaram no processo de reerguimento pessoal. A partir daí, ela investiu a maior parte de seu tempo no teatro e televisão, filmando muito pouco.  Ainda assim, teve ótimas performances nos filmes A Noite do Dia Seguinte (1969) – ao lado de Brando – Detetive Marlowe em Ação (1969), Ânsia de Amar (1971), A Sauna das Loucas (1976), The Boss’s Son (1978), Happy Birthday, Gemini (1980) e As Quatro Estações (1981).

Nos últimos anos, Rita tem se dedicado à televisão atuando em seriados de sucesso como Law & Order: Criminal Intent, Miami Vice e també fez parte do elenco fixo do seriado Nine To Five, baseado no bem sucedido filme homônimo, mas que durou apenas uma temporada. Um de seus últimos papéis de destaque na televisão foi no controverso seriado Oz, exibido pelo canal pago HBO. Entre 2007 e 2008, a atriz fez parte do elenco fixo da série Cane.

About these ads

06/03/2012 - Posted by | Uncategorized |

2 Comentários »

  1. Oi, Sávio!
    West Side Story foi um dos melhores filmes que já vi na vida!
    Rita está muito bem, assim como todos os outros artisttas.
    As danças são espetaculares!
    Abraços

    Comentário por Lourdes | 07/03/2012 | Resposta

  2. Oi Lourdes!

    O filme é impressionante e continua atual com todas aquelas coreografias exuberantes.
    Rita dança demais…

    Abração,

    Sávio

    Comentário por dsaviosoares | 07/03/2012 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 29 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: