SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Marujo Intrépido (Captains Corageous, 1937)


 

O filme é uma adaptação de um livro do escritor Rudyard Kipling  – infelizmente não viveu o suficiente para assistí-lo, faleceu em 1936.

A trama se passa em alto-mar. Um menino rico e mimado viaja em um transatlântico com o pai, quando por uma desobediência, fatalmente, cai no mar. Após ser resgatado por um barco pesqueiro, passa a lidar com a luta diária dos pescadores, onde não significa nada a riqueza, o poder e os mimos.

Um dos pescadores, o valoroso português Manuel Fidello, interpretado pelo grande ator Spencer Tracy (ganhou o Oscar de ator principal naquele ano), apesar da implicância dos outros colegas, cria laços de amizade com o mimado garoto que passa a admirá-lo e a valorizar o trabalho. Há cenas emocionantes e inesquecíveis – o reencontro com o pai, o laço de amizade com os pescadores e um tocante funeral.

O elenco do filme é do primeiro time da época:

O ator Spencer Tracy foi um dos maiores da história do cinema norte-americano, respeitado pelos colegas, críticos e jornalistas – por respeito não divulgavam o relacionamento com a atriz Katherine Hepburn, sua amante durante anos (católico fervoroso nunca se separou da esposa) e que estava ao seu lado quando teve o enfarte fatal aos 67 anos.

Spencer tinha um amigo inseparável, o Johnny Walker. (“era o cachorro engarrafado dele”, diria, se vivo estivesse, Vinicius de Moraes) O alcoolismo que tentou tratar, sem sucesso, lhe deixava em situações embaraçosas – o ator britânico David Niven o observou numa festa recusando-se a comer os pãezinhos: “Posso cair em tentação e molhá-los no uísque.” Recebeu nove indicações ao Oscar (recordista ao lado do ator Laurence Olivier) e levou a premiação duas vezes.

 

O ator infantil Freddie Bartholomew está perfeito interpretando o garoto mimado Harvey, o qual, algumas vezes, é detestável e, em outros momentos, envolvente. Freddie foi o mais famoso astro mirim da década de 30. Criado por uma tia, quando adquiriu fama os pais tentaram administrar a fortuna do filho judicialmente – após diversas batalhas judiciais o astro perdeu muito dinheiro. A sua carreira no cinema encerrou na década de 50. No lado profissional e na vida pessoal há bastante semelhança com o astro infantil da década de 90, Macaulay Culkin.

O filme dirigido por Victor Fleming (um dos diretores de E O Vento Levou, 1939) tem ainda no elenco Lionel Barrymore, Melvyn Douglas e o imortal Mickey Rooney, na ativa aos 89 anos de idade!

Considero “Marujo Intrépido” o melhor filme infantil já produzido em Hollywood.

Anúncios

29/11/2009 - Posted by | Uncategorized |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: