SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Uma noite iluminada – Frank Sinatra no Maksoud Plasa


Das matérias que tenho sobre os shows do Frank no Brasil (as duas vezes, Rio e São Paulo), há algumas especiais, uma delas é do Luis Caversan, na época, diretor da sucursal do Rio de Janeiro da Folha de São Paulo e presença em um dos shows do Frank no Maksoud.

Ele escreveu um texto para a Folha no dia do falecimento do mito, comentando sobre o show que assitiu. As palavras estão perfeitas e através delas me transportei para uma mesa à frente do palco. Era lá que gostaria de assistí-lo, entre todos os shows que o Frank realizou no Brasil.

 A lagosta estava congelada. Essa é sempre a primeira lembrança que vem à minha cabeça quando o assunto é o show de Frank Sinatra no Hotel Maksoud Plaza em agosto de 1981.

O Show foi acompanhado de um jantar de gala, o preço do ingresso era salgadíssimo, mas nele estavam incluídas as bebidas importadas e os pratos luxuosos. Mas a lagosta estava congelada quando aterrissou no prato daquele público engalanado.

Era uma lagosta para ser servida fria mesmo, na própria casca. Mas ninguém conseguia espetar o bicho por causa da camada de gelo que persistia em cima dele. Houve gente que, na tentativa de ir à luta, viu seu crustáceo pular do prato.

Lembrança boba, mais ainda se comparada com as surpresas que se sucederam (pelo menos para mim) naquela noite.

Enquanto o jantar era avidamente consumido, o cardápio musical servido de entrada foi papa fina. Comandada pelo maestro Dom Costa, uma orquestra afinadíssima desfilou temas dos Beatles com uma qualidade que deixou críticos de boca aberta.

O prato principal, ao contrário da lagosta, veio ao ponto. Com 25 anos de idade e ligado mais no então emergente rock paulista do que naqueles olhos azuis, eu fui ao Maksoud meio que a contragosto, como alguém que vai à exibição de uma ave rara, em extinção, embora não nutra predileção por penosas em geral.

Mas bastou o homem botar o pé no palco e soltar as primeiras notas para eu entender que, se até aquele momento não sabia o que significava Frank Sinatra, é porque tinha muito o que aprender.

 Francis Albert Sinatra, naquele palco, apesar do indefectível cabelo alinhado, era tudo. Ao vivo, “A Voz” massacrou meu ceticismo. Sinatra criou um clima mágico de canções que encerram um mundo todo particular, Sinatriano, e no qual embarcaram com deleite todos os presentes.

 De “Fly Me To The Moon” a “As Time Goes By”, passando pelas inevitáveis “New York New Yourk” e “My Way”, foi uma viagem deliciosa por um mundo repleto de elementos hoje de somenos importância, como a elegância, a formalidade e o charme transbordante de um senhor que canta temas românticos.

 Naquele dia, diante de Frank Sinatra, eu entendi que existem artistas verdadeiramente especiais. Luis Caversan.

 

Frank Sinatra, Miriam Rios e Roberto Carlos. O Rei se hospedou num andar abaixo do Frank.

Mesmo com o Maracanã lotado prefiro os shows que o Frank  fez no Brasil nos ambientes mais intimistas, onde há uma ligação, uma proximidade maior com o público. Um pequeno detalhe: No Brasil, a grana que você tinha que desembolsar para assití-lo era alta. Eram apresentações direcionadas para quem tinha muita bala na agulha. Mas para os fãs que assistiram valeu qualquer esforço.

13/01/2010 - Posted by | Uncategorized | ,

10 Comentários »

  1. Amigo Sávio, hoje voce superou todas as expectativas… as vezes pelo fato de meus comentarios aqui serem muito “melosos” a seu respeito, creia de VERDADE que não é para se tornar banal e sim um verdadeiro sentimento de EUFORIA E EMOÇÃO quando leio algumas postagens que voce coloca, principalmente quando refere-se a Sinatra..e essa agora foi DEMAIS…..quem me dera ter estado lá tambem….mas Savio, meu filho vai realizar algo que eu não realizei,ele vai assitir ao show de seu idolo Paul McCartney , para ele vai ser inesquecivel….tem noticia da Lourdes? Ela foi receber o premio? abraços.R

    Comentário por Roberto Carvalho | 14/01/2010 | Responder

    • Grande Roberto,
      Muito obrigado pelos elogios, espero que você continue gostando e participando.
      Rapaz, também estou com vontade de ir ao show do Paul. É uma grande oportunidade. Seu filho tem bom gosto.
      Amigo, posso garantir que a Lourdes já recebeu e está extremamente feliz.

      Abração,

      Sávio.

      Comentário por dsaviosoares | 15/01/2010 | Responder

  2. Oi, Sávio!
    Olha, realmente os shows mais intimistas são melhores, porque você pode apreciar melhor o artista. Eu na época, já era casada, tinha 3 filhos e quando Frank veio ao Brasil eu não tinha o dinheiro necessário para assistí-lo nestes shows. Então fui ao Maracanã, mas mesmo assim deu para ouvi-lo e apreciá-lo. O preço dos ingressos era altíssimo para a época e poucos puderam pagá-lo, mas o Maracanã estava cheio, como você sabe, 170.000 pessoas um público que o próprio Frank não acreditou quando viu. Ele próprio ficou extasiado diante de tamanha multidão.
    Mas, valeu a pena.

    Comentário por Lourdes | 14/01/2010 | Responder

    • Lourdes, a emoção deve ter sido imensa, não só para os fãs, mas principalmente para o Frank, que chorou e saiu muito emocionado, conforme relato do Roberto Medina.
      O “maraca” com casa lotada emociona a todo mundo.

      Grande abraço,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 15/01/2010 | Responder

  3. Sávio, vamos ver o que algumas personalidades falaram sobre Sinatra ao longo dos tempos:

    Martin Scorsese: “Palavras não podem expressar minha tristeza pela morte de Frank Sinatra. Ele foi um ídolo para mim como ítalo-americano e como grande cantor. Ele foi uma inspiração para mim como um grande ator em filmes como “Some Came Running”, “A Um Passo da Eternidade”, “O Homem do Braço de Ouro”, “Sob o Domínio do Mal” e muitos outros”.

    – Gilles Jacob, diretor do Festival de Cannes: “O Festival de Cannes recebe com tristeza o desaparecimento de Frank Sinatra. Cantor de reputação mundial, ídolo dos adolescentes, ele entrou para o cinema pela porta da comédia musical. Mas seu primeiro grande papel dramático foi em “A Um Passo da Eternidade”, que lhe valeu uma seleção para Cannes e também um Oscar. Frank Sinatra ficará na memória da idade de ouro do cinema hollywoodiano (“Um Dia em Nova York”, “O Homem do Braço de Ouro”, “Some Came Running”) como um ator de papéis contrastantes, em que as interpretações torturadas ou generosas se alternavam com o charme de sua descontração”.

    – Wesley Duke Lee, artista plástico, que pintou retrato de Sinatra para o Maksoud Plaza: “Quando ele veio ao Brasil e viu o meu quadro, disse que tinha gostado, que queria comprar. Eu brinquei com ele dizendo que era muito grato pelas conquistas amorosas que seus discos haviam proporcionado.

    – Elza Soares, cantora: “Nelson Gonçalves, Tim Maia, Silvio Caldas… são as coisas que a gente vai perdendo. Sinatra era o meu mestre. Eu tive a felicidade de participar de um aniversário dele em Nova York, em 92, quando a cidade ficou toda azul, da cor dos olhos dele.

    – Mário Lago, ator – ‘Foi o último momento romântico da música popular americana. Eu gostava muito dele, mas não tinha aquele fanatismo, não sabia a que horas ele dormia, a que horas fazia cocô, essas coisas.”

    – Tom Zé, cantor e compositor – ‘Era a pessoa que pronunciava a língua inglesa com mais cuidado e mais beleza. O tratamento que ele dava às vogais acabava sendo um dos elementos da beleza de sua voz. Ele era namorador, casou não sei quantas vezes… Foi a morte de um homem que deve ter sido muito feliz. Eu pelo menos nunca ouvi ele reclamar.”

    – Miucha, cantora – ‘Comecei a comprar os discos do Sinatra no final dos anos 50. Até hoje dá o maior prazer ouvir as coisas dele. Foi um cara que deu tanta alegria, botou gás na imaginação da gente…”

    ROBERTO CARVALHO- rs..” Quem me dera ter estado pelo menos na BARRIGA DE MINHA MÃE em 1980 quando ela assistiu o Sinatra no Maracanã, pelo menos eu estaria lá..rs..Como nasci em 1965 tive tambem o privilegio de ter o gosto musical apurado como tantos de nossa época e que sabem o valor de uma bela voz, de uma pronuncia perfeita de palavras, que unidas a uma bela melodia nos levam a crer que existe amor de verdade no mundo..e Sinatra, só ele sabe nos transportar ao tempo certo,a emoção do momento profundo de dizer: TE AMO VIDA, e quero viver mais e mais ao som de Sinatra, aos goles de Jack Daniel´s, as caminhadas na beira mar vislumbrando o mar, e na companhia de meu amor eterno…obrigado Sinatra, obrigado Sávio.

    Comentário por Roberto Carvalho | 14/01/2010 | Responder

    • Valeu Roberto!

      Grande abraço,

      Sávio.

      Comentário por dsaviosoares | 15/01/2010 | Responder

  4. Olá Savio,

    Você por acaso teria mais alguma foto desse show do Frank Sinatra no Maksoud? Por um acaso nesse dia teve um sorteio de uma passagem com acompanhante pra assistir a Copa do Mundo?

    No aguardo,

    Rosimeire

    Comentário por Rosimeire | 29/09/2010 | Responder

    • Olá Rosimeire,

      Li muitas reportagens sobre o show no MaKsoud, mas não há nenhuma informação sobre esse sorteio. Sim, tenho mais algumas fotos que sairam em reportagens da época. Quando você puder, dá uma olhada no blog que irei postar mais reportagens sobre o Frank com fotos daqueles shows e muitos outros.

      Abraço,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 29/09/2010 | Responder

  5. Bom dia

    Ainda tenho uma copia do compacto encartado na capa de disco do Maksoud que foi distribuido na epoca, um compacto com encarte dos patrocinadores dos shows dos 4 dias acompanhado do ingresso impresso em papel de cheque da epoca!!! estou vendendo essa raridade caso alguem se interesse!!!!
    O valor da Raridade é de R$ 2.000,00 e caso alguem queira entre em contato comigo 23047365 ou 80915001 com Mario Ou Keyla

    Comentário por mario rogerio brambila | 27/01/2012 | Responder

    • Bom dia Mario e Keyla,

      Realmente tratas-e de uma preciosidade.

      Apenas para esclarecer aos interessados, o código é 11? São Paulo?

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 27/01/2012 | Responder


Deixe um comentário

