SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Tudo (ou quase) sobre a histórica gravação do álbum Duets do Frank Sinatra.


Neste final de semana reli o livro do Phil Ramone, um dos principais produtores musicais do mundo que trabalhou com Frank Sinatra, Aretha Franklin, Barbra Streisand, Paul Mcartney, Ray Charles e outros craques da canção.

 No livro “Gravando! Os Bastidores da Música.” (Editora Guarda-Chuva, 2008), Ramone narra a épica gravação do álbum Duets do Frank Sinatra. A genialidade, a bagagem musical, o temperamento explosivo, a insegurança pela idade avançada, tudo está lá. É simplesmente imperdível, para todos os fãs. O produtor narra minuciosamente todos os passos da histórica gravação – para muitos críticos e alguns fãs, não havia a necessidade de tamanha exposição pública do maior cantor do mundo.

Mas a gravação de Duets contém um detalhe importantíssimo: quase tudo que o Frankie gravou ao longo da carreira foi ao vivo. Mesmo quando gravava nas sessões de estúdio havia uma banda e um grupo de convidados. No auge de sua carreira, Sinatra era o cara que dizia: “Se eu não conseguir acertar nos primeiros takes, tem algo de errado conosco.” Como disse alguém por aí, “ao vivo faz quem sabe.”

Ramone revela o que aprendeu com o Sinatra: “o seu compromisso com a excelência foi para mim uma lição valiosa sobre a qualidade e importância do que fazemos, e, a partir do momento em que conheci e trabalhei com ele, em 1967, isso veio a constituir minha ética no trabalho.”

É impressionante o respeito que grandes músicos e cantores expressavam nas gravações. Aretha Franklin ficou receosa (“Será que vou conseguir fazer isso? Preciso escrever uma carta para o Frank para expressar o meu prazer em fazer dueto.”), já Barbra Streisand declarou-se na própria gravação, e por aí vai.

Um livro de fácil leitura, envolvente e que revela nas gravações inseguranças e detalhes de grandes cantores do Século 20, além do maior, Frank Sinatra.

 

“Quando você diz a alguém “Você vai gravar um dueto com Frank Sinatra”, a pessoa responde “Que maravilha! Obrigado!”. O momento mágico era quando eles ouviam a voz do Frank pela primeira vez em seus fones de ouvido – a voz mais incrível de todos os tempos. Imagine um jogador de beisebol de 22 anos, principiante, entrando em campo pela primeira vez com um dos ídolos de sua infância. Não importava quem você fosse, Sinatra o fazia se sentir como um principiante.” – Phil Ramone

Anúncios

26/01/2010 - Posted by | Uncategorized | ,

6 Comentários »

  1. Oi, Sávio!
    Quem grava com o melhor só pode aprender e se aperfeiçoar.

    Comentário por Lourdes | 27/01/2010 | Responder

  2. Lourdes,
    Ou aprende e melhora ou então desiste de vez…

    Abraços,

    Sávio

    Comentário por dsaviosoares | 27/01/2010 | Responder

  3. Eita cumpadre Sávio, essa sua postagem arrebentou, sei muito de Sinatra, mas só sei o que todos os que gostam dele como fãs sabem, mas com voce, Renzo e Lourdes, estou indo muito além..obrigado..Roberto

    Comentário por Roberto Carvalho | 27/01/2010 | Responder

  4. Valeu Roberto,

    Quando tiver oportunidade e se você ainda não leu, o livro do Phil Ramone é muito bom. Inclusive teve a colaboração do escritor premiado Charles L. Granata, autor do livro “Sessions With Sinatra: Frank Sinatra and the Art of Recording”.

    Abração,

    Sávio.

    Comentário por dsaviosoares | 27/01/2010 | Responder

  5. Amigo Sávio, voce tem os dvds de SINATRA NO BRASIL? tanto no MARACANÃ, COMO NO MACKSOUD?….Se não tenho uma GRANDE SURPRESA..Devo está recebendo esses dias.Depois detalho mais. abraço..Roberto

    Comentário por Roberto Carvalho | 28/01/2010 | Responder

  6. Amigo, obrigado.
    Tenho sim. Depois me conte qual você gostou mais.

    Abração,

    Sávio.

    Comentário por dsaviosoares | 28/01/2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: