SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Chaplin ganhou um museu.


Não, Chaplin não ganhou um museu nos Estados Unidos. A merecida homenagem veio da Suiça.
 

Após a perseguição que sofreu na época do macarthismo, Chaplin se mandou para a Europa em busca de paz. A última casa onde viveu, em Vervey, na Suiça, será transformada em museu dedicado à obra do ator e diretor londrino. A casa vai abrigar objetos pessoais e farão uma retrospectiva desde a infância até o estrelato em Hollywood.

Porém, a homenagem não foi conquistada tão facilmente, segundo informações, os vizinhos se opuseram aos planos do empreendimento e tentaram impedir o projeto durante anos, mas a família conseguiu a aprovação das autoridades após conseguir o apoio da multinacional Nestlê, que tem sua sede instalada nas proximidades.

Eu me pergunto: Por que a tardia, mas merecida homenagem não foi nos Estados Unidos? Será que a família do genial ator e diretor londrino tentou levar para a América e foi impedida por alguma barreira burocrática ou financeira? Acho que nos Estados Unidos, mais especificamente em Hollywood, os familiares tornariam mais fácil a visitação do local por fãs e curiosos do mundo inteiro. Na Suiça tudo é muito caro, muito distante e sem atrativos para os fãs de cinema e especialmente a garotada que só conhece Charles Chaplin dos filmes.

 Mesmo com os chocolates da Nestlê (que inteligentemente apoiou o projeto e ganhará com a presença de mais turistas por lá), acho pouco provável um movimento igual ao que a família de Chaplin conseguiria alcançar na meca do cinema. Criança não vive só de chocolate.

Anúncios

11/09/2010 - Posted by | Uncategorized |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: