SÁVIO SOARES

Cinema e música.

“Pacto de Sangue” (Double Indemnity, 1944)


“Como eu poderia saber que um assassinato às vezes pode ter cheiro de madressilva?” – o baleado Walter Neff (Fred MacMurray) confidenciando ao inconsolável amigo Barton Keyes (Edward G. Robinson).

Phillys Dietrichion (Barbara Stanwyck), uma esposa sensual, deixa Walter Neff (Fred MacMurray), um corretor de seguros, de quatro quando aparece envolvida numa toalha e exibindo uma tornozeleira. A partir daí a vida do vendedor se resume ao que a esposa arquiteta para receber um milionário seguro de vida do marido. O plano parece perfeito, mas entra em cena Barton Keyes (Edward G. Robinson), o esperto investigador de seguros, amigo de Walter, mas quanto mais parece não acreditar no que possa acontecer, mais se aprofunda na investigação. Além da citada frase, há entre os dois amigos uma famosa fala no final do filme.

O casarão utilizado nas filmagens até hoje impressiona pela beleza e pelo aspecto sombrio (considero-o perfeito para um filme noir) e a fotografia em preto e branco colabora bem para destacá-lo. Até hoje é visitado pelos cinéfilos turistas.

O elenco central é composto pela deliciosa Barbara Stanwyck, o galã Fred MacMurray e o pequeno grande Edward G. Robinson. A música de Miklos Roza é marcante e a direção de Billy Wilder é perfeita (como sempre). É importante lembrar que o humor cínico inconfundível do diretor continua presente mesmo nesse que é considerado pelos cinéfilos e críticos um dos melhores e mais marcantes filmes noir. (Acho que Billy Wilder não se interessava muito por isso…)

Trata-se de um filme imperdível. Para ver e rever.

31/10/2010 - Posted by | Uncategorized | , ,

2 Comentários »

  1. Bom dia Sávio, gostei do que você escreveu sobre os meus atores e atrizes, da época de ouro do cinema america. Infelismente eu não vi nada sobre o CINEMA brasileiro. Sávio como eu posso me comunicar com voce, pois eu tambem adoro cinema e música, são os meus dois hoby prediletos.Gosto de cinema desde os meus dez anos de idade. Curto tambem Elvis e os Beatles. E voce? Sávio, aguardo resposta, um abraço!

    Comentário por charles damasceno de quadros | 07/11/2010 | Responder

    • Olá Charles,

      Também estão entre os meus hobbies favoritos.
      Elvis e Beatles deixaram suas marcas, criaram estilos e influenciaram milhões. sempre terão espaço no blog. Quanto ao meu preferido, você perceberá que o Frank Sinatra está sempre em destaque.
      Obrigado pela participação e fico feliz em ter agradado. Vamos trocar informações sobre cinema e música. O blog está apenas começando, muitas informações serão postadas e, claro, o cinema brasileiro também estará presente.

      Abraço,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 07/11/2010 | Responder


Deixe um comentário

