SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Antes de Marlon Brando e Al Pacino, tivemos outros gangsters inesquecíveis.


Pois é, antes da família Corleone, do grande Marlon Brando, tivemos outros gangsters sensacionais. Mas eles possuem diferenças: Os primeiros agiam de maneira essencialmente exagerada, sanguinários ao excesso (exigência, na época, para não torná-los queridos do grande público) Nós torcemos que sejam destruídos de forma cruel, diferentemente de Don e Michael Corleone, os mafiosos supremos do diretor Francis Ford Coppola. Marlon Brando é, essencialmente, cool. Al Pacino é cerebral. Mas os dois, quando querem, eliminam os inimigos com uma frieza semelhante ao aço dos punhais.

Na verdade, trata-se de um tipo essencialmente típico do melhor cinema do mundo, o norte-americano. Alguém, que não me recordo, definiu o gangster como o “herói da cidade mecanizada”. Portanto, o gangster é um produto de uma sociedade corrupta, consequente de sérios e profundos fatores sócio-econômicos.

 

George Raft – Tentou o cinema, primeiro, como bailarino (é verdade…), tendo aparecido com Carole Lombard, em “Bolero”. Mas, para a nossa felicidade, se destacou mesmo em filmes de gangsters, especialmente em “Scarface”.

 

Humphrey Bogart – Começou a sua carreira fazendo papéis de vilão, para depois, firmar-se como ator eclético. Entretanto, Bogart era um astro maior, seu talento se sobrepôs e tornou-se um mito. Mesmo assim, acho que as suas qualidades artísticas se destacavam quando interpretava um gângster.

 

Edward G. Robinson – O talentoso ator foi uma das mais expressivas figuras de gangster do cinema norte-americano. (Já comentei na sessão “Astros e Estrelas”)

Anúncios

13/01/2011 - Posted by | Uncategorized | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: