SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Extra! Extra! Greta Garbo nua na piscina! Uma historinha que o nosso Jorginho Guinle presenciou.


Jorginho, o nosso mito playboy, nos contou o seguinte no livro autobiográfico (já um clássico, para colecionadores) “Um Século de Boa Vida” (Ed. Globo):

Esse negócio de nadar pelado na frente dos outros tanto pode ser considerado coisa de selvagens como pode ser coisa de gente muitíssima civilizada. mais ou menos na época da inauguração do cassino do Errol Flynn (um dos maiores garanhões de Hollywood – insaciável!), fui a um jantar, numa casa lindíssima. Eram amigos da Greta Garbo. Verão quente San Miguel, nesta cidade faz um calor tremendo. Jantar no jardim. Serviram montanhas de caviar, acompanhado de champagne Don Pérignon, que já existia naquela época.

Estavam lá o Arthur Rubistein, O Igor Stravinsky, esses dois eram inseparáveis, mais Gary Cooper, que era casado com uma mulher da alta sociedade de San francisco. Havia vários ingleses presentes , como aquele tão simpático, de bigodinho, o David Niven, que ficou muito amigo meu. Naturalmente estavam lá todos os donos de estúdios. E o jornalista Walter Winchell, homem de imprensa mais influente de seu tempo.

Na festa conversávamos de tudo, menos de política. Greta Garbo estava com um scort, Eric Gol-Schimdt-Rothchild, da família dos mais antigos milionários da Áustria. Mas Greta era mais enigma.

Estava fazendo seu último filme e estava naquele dia no jantar de San Miguel.

De repente a Greta diz:

 “Com licença.”

Foi para o vestiário, voltou nuazinha, atirou-se na piscina e começou a nadar, Pra lá e pra cá. Todo mundo, civilizadíssimo, achando a maior graça. Só podia ser na Califórnia. E só podia ser Greta Garbo.

Chamava-se Greta Lovisa Gustafsson, nascida em 1905 em Estocolmo, capital da Suécia. Moça pobre, foi trabalhar como balconista, e aos 16 anos ganhou um concurso de beleza de maiôs. O prêmio era uma bolsa de estudos para curso de teatro. Quatro anos depois estava nos Estados Unidos, fazendo um sucesso atrás do outro, Rainha Cristina, Mata-Hari, Ninotchka, A Dama das Camélias. Virou mito.

Então, diante do fracasso de Duas Vezes Meu, filme de 1941 em que a Metro tentou americanizá-la, simplesmente retirou-se do cinema, da vida enfim, passou os restantes dos 50 anos de sua vida reclusa, sem jamais falar à imprensa, uma coisa de louco.

 Greta Garbo – Louca ou sábia?

Anúncios

08/06/2011 - Posted by | Uncategorized | , ,

1 Comentário »

  1. …. Nunca ouvi falar de Greta Garbo nua em ” público.”.. Esta foto ? Fotógrafa exclusiva da beldade. Falta de matéria ?

    Comentário por katfresam | 20/11/2011 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: