SÁVIO SOARES

Cinema e música.

James Cagney – “O que define um bom ator é a capacidade de falar de forma simples e direta sobre idéias também simples e diretas, sem grandes atropelos.”


Rosto feio e marcante, seu carisma e um certo ar arrogante o transformaram em um dos principais intérpretes dos filmes policiais dos anos 30 e 40, sempre em papéis de gângster, contrabandista, caçador de prêmios e fora da lei.

Nascido em 17 de julho de 1899 no East Side de Nova York – uma área popular e turbulenta – James Francis Cagney Jr. aprendeu desde criança a se defender, usando essa experiência para compor seus personagens durões. E fez isso tão bem que ninguém poderia imaginar que atrás do ambicioso e brutal Tom Powers, de Inimigo Público (1931) – o seu quinto e mais importante filme -, e do grotesco e perigoso Cody Jarret, de Fúria Sanguinária (1949), estava um ator que havia começado sua carreira artística em espetáculos de vaudeville, chegando a dançar sapateado no musical Penny Arcade (1929), na Broadway.

James Cagney no papel do brutal Tom Powers de Inimigo Público.

Mas Jimmy Cagney também brilhou em outros filmes. Nas comédias Sonhos de Uma Noite de Verão (1935) e Mister Roberts (1955), e nos dramas O Homem das Mil caras (1957) – no qual ele traça, com brilho e sutileza, o perfil do ator Lon Chaney – e Ama-me ou esquece-me (1955). Como se não bastasse, ganhou um Oscar musical A Canção da Vitória (1942).

No fim da vida, já doente, e depois de vinte anos longe do cinema, Cagney voltou às telas no gênero que o fez famoso. Brindou-nos com um inesquecível chefe de polícia em Na Época do Ragtime (1981), de Milos Forman, em que ressurgem, intatos, seu carisma e arrogância. Foi seu último filme. Morreu em 1986, deixando viúva Frances Willard Vernon, com quem se casara em 1922. O casal adotou dois filhos: James e Cathleen.

Anúncios

26/06/2011 - Posted by | Uncategorized |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: