SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Amy Winehouse – Um imenso talento derrotado pelo álcool e pelas drogas.


Amy foi encontrada morta na sua casa, no bairro de Camden Square, em Londres. Tinha apenas 27 anos de idade e estava preparando o seu terceiro disco. Overdose ou suicídio, são as hipóteses.

Os traumas de infância, problemas com os pais e o uso de álcool e drogas desde os 18 anos arruinaram a sua breve vida. No ano passado, quando veio ao Brasil, no show em Florianópolis parecia bêbada e confusa.

O pai de Amy dizia que se a filha não morresse em decorrência do abuso do álcool e das drogas, seria de um problema cardíaco – a jovem cantora já sofria de arritmia. O mais triste e até  macabro é que a própria mãe perguntava à filha qual o cemitério que ela queria ser enterrada.

Amy Winehouse – Mais uma jovem talentosa que, infelizmente, não aguentou a pressão.

Anúncios

23/07/2011 - Posted by | Uncategorized

12 Comentários »

  1. Amigo Sávio, permita-me discordar de você, não sei se comparo a outras grandes cantoras, mas para mim Amy era uma cantora sofrível, voz minguada, interpretação trôpega,figurino sempre ridículo,além de para completar a desgraça dizer que era fã de Sinatra e ter a petulancia de gravar em “homenagem” ao grande Francis…homenagem? A família de Frank não precisava ver e ouvir isso e muito menos nós seus verdadeiros fãs…abraço..Roberto Carvalho

    Comentário por Roberto Carvalho | 23/07/2011 | Responder

    • Grande Roberto,

      A opinião de um Sinatrófilo é sempre relevante, mas permita-me dizer o seguinte:

      Amy teve uma vida desregrada e as letras das suas canções retratam exatamente essa sua vida errante. Muitos se identificam sem necessariamente ter que ir ao fundo do poço como a própria.
      Não são um primor – não se trata de um Cole Porter de saias. Mas acho que a sua voz era potente, muito marcada pelo soul, pelas músicas da década de sessenta.

      Não gosto de compará-la a nenhuma das divas como diversos jornalistas e críticos estão dizendo nos programas de TV, mas a inglesa tinha talento. Imagino um disco com canções de fossa no estilo do nosso Sinatra, acho que ficaria bom…

      Acho que o Frank não ficaria chateado não…

      Quanto ao figurino, as atitudes, pelo que ouvi nos programas tudotinha a ver com os problemas de infância, com os pais, e uma auto-estima lá embaixo, parece que não era satisfeita com o próprio corpo, com o rosto que vivia a escondê-lo atrás daquela juba…

      Imagine o nosso Sinatra se naquele período em que tentou o suicídio tivesse obtido resultado? Perderíamos a sua fase na Capitol, na Reprise e toda uma história de vida extremamente rica que o tornou o maior cantor do século 20 e uma das celebnridades mais admiradas do mundo do showbusiness.

      O choque realmente é a sua morte tão jovem, Amy poderia seguir um caminho que poderia ser interessante, mais jazzístico, quem saberia dizer…

      Abração,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 24/07/2011 | Responder

  2. Caro Sávio, tens toda razão quanto aos problemas existenciais de Amy, sua infancia, pais desestruturados,etc…meu comentário apenas foi em cima do que ouço sair de seus lábios e garganta sempre que tive a oportunidade de ouvi-la e não gostei do estilo, Sinatra quando caia em tentação de fazer-se de “vítima” em suas canções de fossa, creio que mais INTERPRETAVA do que sentia, pois como sabes ele era além de um exímio cantor um maestro na arte de interpretar o que cantava.Quanto as tentativas de suicídio, voce acredita que as vezes tentadas foram pra valer?..rs…E o célebre tiro no travesseiro?…

    abração,

    Roberto

    Comentário por Roberto | 24/07/2011 | Responder

    • Roberto,

      O tiro no travesseiro foi uma armação para atrair à sua alcova “o animal mais belo do mundo”, e o episódio do gás, acho que o botijão estava vencido ou a janela não fora totalmente fechada. Mas, convenhamos, tentar matar-se pela Ava não teria nada de anormal…

      Forte abraço,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 24/07/2011 | Responder

  3. Amigo Sávio, tem uma frase em uma determinada musica que admiro muito, vou tentar colocar aqui e em seguida explico,sem claro, tirar o brilhantismo de sua colocação de que qualquer um poderia suicidar-se por Ava..rs..

    ” Quando não houver saida, quando não houver mais ilusão…etc…..”NEM UMA IDÉIA VALE UMA VIDA”…

    Não é mesmo caro Sávio?, nem uma idéia, seja ela qual for, sobre religião, traição,perdas,depressão,ciumes,etc,etc,etc…VALE UMA VIDA….

    Abraço..Roberto

    Comentário por Roberto | 24/07/2011 | Responder

    • Verdade amigo Roberto, estou com você, mas que o Frank seria perdoado, seria…

      Abraços,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 25/07/2011 | Responder

  4. Caro Sávio, a Emy era fã do Sinatra e das grandes divas do Jazz,além do seu bom gosto musical era uma voz poderosa e sensual resumindo Emy era um grandioso talento nato.
    discordando do amigo Roberto acredito que esra uma voz perfeita para homenagear O velho Frank, palavra de um Sinatrófilo de 32 anos.
    Uma pena a Emy ter se entregado ao vicio do alcool e cocaina e ter nos deixado tão cedo, infelizmente vários talentos se foram assim.
    Em uma época de tão poucos talentos verdadeiros, Emy foi exeção, na minha humilde opinião ela agora estrela junto com Ela Fritzgerald,Billie Holiday, Areta Franklin e Dina Washinton no hall da fama das grandes divas.
    Que Emy descance na Paz de Deus.

    Comentário por michel | 25/07/2011 | Responder

    • Grande Michel,

      Amy não aguentou a pressão. Quando a vi numa reportagem em que ela estava consumindo crack, pensei logo que o seu fim estava próximo. Infelizmente, uma grande perda para a música do século 21.

      Abração,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 25/07/2011 | Responder

  5. Eu discordo completamente do nosso amigo ai de cima, a Amy foi um ícone de uma geração quase que perdida musicalmente. A voz, a imagem, e até as apresentação são de uma originalidade que não se vê mais. É claro que sua ascensão como artista coincidiu com sua decadência física e suas apresentações desde 2007 foram decaindo. Mas o problema mesmo foi as drogas, duvido muito até que o próprio Sinatra conseguiria alguma boa performance no estado físico da Amy.

    Comentário por Jão | 29/07/2011 | Responder

    • Olá Jão,

      O Sinatra perdeu a voz durante um tempo, exatamente quando estava na fase negra da sua vida: bebendo muito e fumando o dobro (se era possível!). Piordo que o profissional, o emocional estava arruinado. Teve uma hemorragia nas cordas vocais e chegou a pesar quarenta e poucos quilos! Mas ao ouvirmos algumas gravações do período nefasto do Frank, por incrível que pareça ainda existe uma voz com a sua assinatura.
      No caso da Amy as drogas eram mais pesadas: heroína, cocaína e crack, só para citar três divulgadas pela imprensa. Impossível aguentar o tranco. Acho que nenhum ser humano suportaria tanto abuso – nem o Frank.

      P.S. Tem uma piadinha circulando na Internet dizendo que o keith Richards morreu aos 27 anos, só não foi avisado…

      Abraço,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 29/07/2011 | Responder

      • kkkkkkkkkkk
        Concordo. Mas é lamentável, só nos resta (pelo menos eu) aproveitar a obra maravilhosa dela, Frank e Back to Black, e torcer para aparecer outras originalidades dessas.

        Aliás, muito bom blog, esse é meu 2° post. Continue assim e se puder postar alguma coisa sobre a Greta Garbo, agradeço. Sou fã dela, só que o mulher difícil de ver filmes e saber mais sobre a persona, rs era um enigma.

        Comentário por Jão | 30/07/2011

  6. Jão,

    Obrigado pela força. Quanto a Greta Garbo, postei uma historinha do mito na sessão aí do lado “Playboys”, que o Jorginho Guinle presenciou.

    Forte abraço,

    Sávio

    Comentário por dsaviosoares | 30/07/2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: