SÁVIO SOARES

Cinema e música.

A Era dos Nightclubs.


Muitos livros que tratam de cinema e música têm capítulos ou páginas dedicados aos clubes noturnos. Eram espaços onde se encontravam astros, estrelas, boêmios, playboys, alpinistas sociais, fofoqueiros de plantão, jornalistas, colunistas, milionários, mafiosos, scort girls e ilustres desconhecidos. Todas as informações foram obtidas através de livros e documentários.

1941, enquanto os Estados Unidos iam à guerra, os boêmios de todo o país perguntavam se a festa tinha acabado. Mas enquanto as bombas caíam sobre a Europa, os americanos lotavam os clubes noturnos em números recordes.

Durante a segunda guerra os nightclubs estavam bem porque as pessoas nos EUA tinham muito dinheiro. Havia emprego. Muita gente foi convocado mas quem estava em casa podia curtir a noite. As fotos do último encontro em seu clube favorito eram itens essenciais e levantavam (nos dois sentidos) a moral dos seus homens na Europa.

Todas as estrelas apareciam para ajudar.Os homens podiam dançar com Marlene Dietrich ou conversar com Hedy Lamarr. Astros como John Garfield e Bob Hope entretiam enquanto serviam às mesas. Todos queriam fazer o melhor para ajudar o pessoal porque eles não sabiam quando voltariam.

Imagine, na mesa ao lado, a exuberante Hedy Lamarr…

Seguindo a deixa de Hollywood, os clubes noturnos de todos o país abriram suas portas aos homens e mulheres do exército, cobrando taxas simbólicas e liberando as bebidas. Ao mesmo tempo, novos talentos recebiam uma merecida chance.

Os anos de guerra pegavam fogo em Nova York com centenas de clubes disputando a atenção do público: Mocambo, Ciro’s (foto), Trocadero e Cocoanut Grove, são exemplos de nightclubs que marcaram uma época inesquecível aos que frequentavam a noite.  O comediante Alan King, que conheceu de perto toda essa época inesquecível: Havia, literalmente, 20 clubes noturnos em um quarteirão entre a 5ª e a 6ª avenida. Era a Rua do Swing. E em cada uma dessas ruas havia um grande artista. Charlie Parker, Dizzy Gillespe e por aí vai.

Anúncios

26/07/2011 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: