SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Nelson Riddle teve uma parceria de inigualável sucesso com Frank Sinatra – mas o grande arranjador obteve outras conquistas.


Nelson Riddle, nos anos 40, foi músico na banda de Tommy Dorsey, como trombonista. Na década de 50 se consagrou ao elaborar arranjos inesquecíveis para Frank Sinatra, Ella Fitzgerard, Nat King Cole e Peggy Lee.

Mas Sinatra, esperto, com visão empresarial acima da média, colocou embaixo do braço o grande Riddle e fez uma parceria que durou vários anos e nos deixou alguns dos melhores arranjos e voz em grandes standards da canção popular americana. A parceria foi registrada numa antológica série de álbuns entre 1954 e 1966. Só para citar alguns: I´ve got you under my skin, My funny Valentine, The tender trap, One for my baby e In the wee small hours of the morning.

Riddle, não satisfeito, compôs a trilha sonora de 18 filmes, entre os quais, o original “11 homens e um segredo” (1960) e o western “El Dorado”, com John Wayne. Além do cinema, Riddle assinou o tema de vérias séries de sucesso como Os Intocáveis, Rota 66, Jeannie é um gênio e Batman.

Associou-se a dezenas de filmes nos quais desempenhou as funções de arranjador e diretor musical , como aconteceu em Alta Sociedade, Meus dois carinhos, Era uma vez em Hollywood parte 2, O Grande Gatsby, Can Can, Chorei por você, Num dia claro de verão e Robin Hood de Chicago.

Segundo o escritor Renzo Mora no livro “Sinatra – O Homem e a Música” (Lemos Editorial), o afastamento dos dois (Sinatra – Riddle) se deve ao ciúme: “Sinatra, mesmo reconhecendo a excelência do trabalho de Riddle, não queria ficar associado apenas ao som de um arranjador e experimentava outros músicos – especialmente Don Costa, de quem aparentemente Nelson sentia mais inveja…para piorar, Sinatra não apareceu em um jantar em homenagem a Riddle.”

 

Seu último trabalho foi com a cantora de ópera Kiri Te Kanawa. O grande Nelson Riddle faleceu em Los Angeles, 1985, aos 64 anos de idade.

Anúncios

18/09/2011 - Posted by | Uncategorized

5 Comentários »

  1. Sávio a dupla Frank e Nelson, nos presentiaram com momentos musicais memoraveis,
    verdadeiras obras de arte, como esta aqui.

    Comentário por michel | 21/09/2011 | Responder

  2. e este outro tambem.
    Obras de arte musical,esses dois juntos faziam brincando!

    Comentário por michel | 21/09/2011 | Responder

    • Grande Michel,

      Esta parceria é inigualável.
      Valeu pelos excelentes vídeos.

      Forte abraço,

      Sávio

      Comentário por dsaviosoares | 21/09/2011 | Responder

  3. Sávio, seja lá onde eu estiver, embrigado de Jack ou não, só ou acompanhado, ou em outro lugar pouco provavel de sua ouvir alguma musica, saiba que sou capaz de distinguir SINATRA cantando uma versão de qualquer musica interpretada por ele com arranjo de NELSON ou por outro diretor-arranjador, É IMPRESSIONANTE A diferença de Sinatra com ou sem NELSON, esse cara era um MONSTRO, acho que seus ouvidos e intuições não eram terrestres, não podia ser…abraço

    Comentário por Roberto | 23/09/2011 | Responder

    • Amigo Roberto,

      Os Sinatrófilos diferenciam (sempre!) os arranjadores do Frank. É impossível um conhecedor do mundo sinatriano, desde a época da Columbia, não distinguir, esmiuçar, todos os detalhes que envolvem cada gravação. O Frank vivia emocionalmente cada canção, mesmo na época “inocente” da Columbia (mas sensacional!). Ele vivencia. Não havia distição distinção, separação de nada em relação ao profissional e ao pessoal. Isto o fez o melhor – não tinha medo de dar a cara a tapa. O Homem aguentava (e aguentou) tudo.

      Frank is the best. Est

      Comentário por dsaviosoares | 24/09/2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: