SÁVIO SOARES

Cinema e música.

“Três Homens em Conflito” (Il buono, Il brutto, Il Cattivo, 1966)


“Há dois tipos de gente neste mundo, meu amigo: aqueles com armas carregadas e aqueles que cavam.” – ” Blondie”  (Eastwood) respondendo ironicamente ao comparsa “Tuco” (Wallach) após o grande duelo.

 

Quando os críticos poderosos e os chamados intelectuais falam mal de um filme, vou vê-lo imediatamente. É o caso do gênero “faroeste spaguetti” que fez sucesso estrondoso, mas incialmente muitos torceram o nariz, reprovando o modo de vestir-se dos heróis sujos de poeira e barba por fazer. Na verdade, Leone estava “apenas” reinventando o faroeste, tornando-o atual e atraindo novamente o grande público aos cinemas.

É o terceiro filme da trilogia do diretor Sergio Leone com o astro Clint Eastwood ( “Por um Punhado de Dólares”, 1964 e “Por Alguns Dólares a Mais” , 1965) . A embriagante trilha sonora de Ennio Morricone – a mais conhecida entre as mais de 400 compostas pelo maestro italiano – pontua o filme e as ações dos três personagens centrais.

A história se passa exatamente no período da Guerra da Secessão. Cenas engraçadas também pontuam este faroeste (Wallach se destaca nas cenas cômicas). O filme conta a história de três aventureiros (um” bom”, um “mal” e um “feio”) em busca de uma soma considerável de dinheiro que foi enterrada em um cemitério. Os atores estão perfeitos, mas Wallach rouba a cena: é superior a Clint e Van Cleef.

 A trama é cheia de reviravoltas e pontuada pela triste Guerra Civil que assolou os Estados Unidos. Os últimos 45 minutos, clímax do longa-metragem, são uma sucessão ininterrupta de grandes momentos do cinema moderno: a explosão de uma ponte, a descoberta do cemitério e o duelo final entre os três pistoleiros, filmados por um dos mestres do faroeste.

 

O antológico duelo no cemitério foi copiado diversas vezes por outros cineastas e faz parte do melhor visto na telona no século 20. Trata-se de um dos maiores faroestes da história do cinema. Inesquecível. Para ver e rever.

Anúncios

12/10/2011 - Posted by | Uncategorized |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: