SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Eram pagos para fumar…


Os ícones Clark Gable, Spencer Tracy e John Wayne foram pagos para promover o fumo durante a “Idade de Ouro” de Hollywood. Eles recebiam somas em dinheiro que eram repassadas pela Indústria do tabaco aos estúdios cinema, conforme revelaram pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco.

Um dos documentos-chave descobertos pelos pesquisadores foi uma lista de pagamentos por um único ano (no final de 1930) detalhando o quanto as estrelas eram pagas pela American Tobacco, fabricante da marca Lucky Strike.

As deusas Carole Lombard, Barbara Stanwyck e Myrna Loy receberam US $ 10.000 (GBP5, 500) – igual a cerca de 200 mil dólares em dinheiro moderno – para promover a marca. Segundo os estudiosos a conclusão foi que a divulgação em filmes numa época em que não havia televisão e todos astros eram deuses na terra, contribuíram a um aumento no número de jovens que começou a fumar naquela época.

Carole Lombard, o grande amor de Clark Gable morreu num acidente de avião. O cigarro não foi a causa da sua morte, mas foi uma fumante desde a adolescência, como a maioria dos astros e estrelas de Hollywood – havia um inebriante glamour e uma potente indústria do tabagismo por trás e que levava milhões de dólares aos estúdios de cinema.

Mirna Loy – Outra que não largava o cigarro, com ou sem o patrocício da indústria.

Só para lembrar, vou postar novamente o vídeo do grande Yul Brinner, na fase terminal do câncer ocasionado após décadas fumando o potente cigarro Gytanes. Muito triste, mas impactante.

Anúncios

02/11/2011 - Posted by | Uncategorized |

2 Comentários »

  1. É amigo Sávio e quantos outros contrairam cancer e outras doenças mortais por causa do cigarro,Hollywood tem grande culpa nisso ao glamurizar um vicio perigoso,nem tudo são flores no mundo do cinema!

    Comentário por michel | 03/11/2011 | Responder

    • Michel, naquele tempo as mulheres fatais, dos filmes noir, dos classicos das decadas de 30, 40 e 50, sempre fumavam. Era uma epoca em que o cigarro estava associado ao glamour.

      Abracos,

      Savio

      Comentário por dsaviosoares | 04/11/2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: