SÁVIO SOARES

Cinema e música.

“Alma Torturada” (This Gun For Hire, 1942)


Allan Ladd e Veronica Lake foram na Paramount o que Bogart e Bacall representaram na Warner em thrillers de filmes noir na década de 40. Este filme é o primeiro e um dos melhores do gênero.

O baixinho Alan Ladd já era um astro antes do clássico “Os Brutos Também Amam” (1953). Ladd e Bogart só foram rivalizados após a chegada de Robert Mitchum no final da década. Neste clássico noir, apesar da cara de bom moço, Ladd interpreta um matador profissional (Phillipe Haven) que tenta se redimir, em certa medida, de um passado criminoso, mas continua um assassino profissional de sangue frio, perseguindo o vilão principal por motivos de vingança – é puramente pessoal.

Na verdade, as atenções maiores recaem sobre Lake Ellen Graham vivida por Veronica Lake, que além de deslumbrantemente linda, executa números musicais que nos deixam literalmente de queixo caído. Lake é uma cantora de um ‘night club’ de propriedade de Willard Gates (Lairde Cregar) e noiva do policial encarregado de sua captura. Por outro lado, ela é espiã do governo e tenta conseguir provas de que Gates é um traidor.

Trata-se de um dos grandes filmes noir, com todas as suas características: personagens perigosos, pessoas decepcionadas em um mundo sombrio de casas noturnas, ruas chuvosas, e vários “Edward Hopper anônimos”, onde o status de herói é estritamente relativo.

Anúncios

14/12/2011 - Posted by | Uncategorized | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: