SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Nos cinemas, o gângster enfrenta um inimigo poderoso: O Super-herói…


Há um tipo autêntico e essencialmente típico do cinema norte-americano: o gangster… Antes, porém, torna-se necessário definir o que seja gangster. Segundo Angel Zuñiga, “O gangster é o herói da cidade mecanizada.” De fato, o gangster constitui produto de uma sociedade corrupta, consequente de sérios e profundos fatores sócio-econômicos.

Desde Scarface, o gangster do cinema fora sempre um ser melancólico, um solitário, impelido a praticar o mal por uma vontade indomável. Porém, quando surgiu Don Corleone, figura emblemática e instigante criada e desenvolvida em livro e cinematograficamente produzida pelo trio Mario Puzzo, Francis Ford Coppola e Marlon Brando, uma fascinação obscura, mas carismática imperou nas décadas de 70, 80 e 90 nos cinemas.

Acontece que ultimamente os filmes de gangster vêm se escasseando, embora a estatística da produção de Hollywood assinale, aqui e ali, uma produção do gênero. É que o filão, de tão rentável, não é mais tão rendoso quanto os filmes do Homem-Aranha, Capitão América, e outros heróis dos quadrinhos. Acho que infantilizaram de vez o público adulto…

Anúncios

28/04/2012 - Posted by | Uncategorized |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: