SÁVIO SOARES

Cinema e música.

Ernest Borgnine (1917-2012)


“Consigam um trabalho de verdade antes de tentar seguir uma carreira de ator. Aprendam sobre a vida e depois aprendam sobre seu ofício. E não usem óculos escuros na tela para parecerem legais. Os olhos são o melhor recurso de um ator”. Ernest Borgnine recomendando aos jovens aspirantes a atores.

Antigalã por excelência, ele era quase sempre o vilão da história: tosco bandido num faroeste, sargento bronco nos filmes de guerra, gângster mal-encarado em policiais ou brutamontes sem tutano em dramas e comédias. E não se incomodava com a imagem que carregava há mais de cinco décadas: “campeão dos papéis de coadjuvante”.

Nascido em Hamden (Connecticut, EUA), em 24 de janeiro de 1918, Ernest Borgnine foi motorista de caminhão e pareticipou da II Guerra Mundial, como chefe de artilheiros de um destróier. De volta aos Estados Unidos, suas histórias engraçadas divertiram os vizinhos e levaram sua mãe, Anna, a perceber que o filho levava jeito para ator.

Dez anos depois, Borgnine recebeu o Oscar de melhor ator por sua interpretação como o açougueiro de Marty (1955), depois de atuar em clássicos como A um Passo da Eternidade (1953), Vera Cruz (1954) e Johnny Guitar (1954), sempre funcionando como “escada” para os atores principais. Mesmo depois do Oscar, Ernest Borgnine continuou a encarnar personagens secundários em filmes como Os Doze Condenados (1967) e Meu Ódio Será Tua Herança (1969) e O Destino do Poseidon (1972).

O grande ator Ernest Borgnine, 95 anos, morreu de falência renal, no Cedars-Sinai Medical, em Los Angeles, neste domingo (8), informou seu porta-voz oficial. O ator estava ao lado da mulher e dos filhos no momento da morte.

O segredo da longevidade…

Em 1973, Borgnine se casou pela quinta e última vez, com a norueguesa Tova Traesnaes, sendo inclusive garoto-propaganda dos produtos de beleza da mulher. Em uma entrevista em 2007, ele comemorou a longevidade da relação. “Durou mais que todos meus outros quatro casamentos juntos”, brincou.

Anúncios

08/07/2012 - Posted by | Uncategorized | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: